domingo, 26 de abril de 2020

Festivais internacionais estudam novos formatos para as edições de 2020 por conta da pandemia do coronavírus



O tradicional Festival de Cinema de Cannes anunciou que cogita adotar novos formatos para sua edição em 2020, dada a impossibilidade de realização no mês de junho e julho, data prevista após o primeiro adiamento devido à pandemia do COVID-19. Os organizadores do evento afirmam que ainda continuam a estudar as alternativas para o evento, mas corre o risco de não acontecer em 2020.

O festival, um dos maiores do mundo, foi suspenso pela segunda vez, após pronunciamento do presidente francês Emmanuel Macron, que prorrogou isolamento social no país em decorrência da disseminação do coronavírus. Entretanto, dessa vez, o evento está sem projeção de uma nova data.

Inicialmente previsto para acontecer entre os dias 12 e 23 de maio, o evento reúne, em média, cerca de 40 mil profissionais e 200 mil espectadores anualmente. Para a 73º edição do festival, o diretor Spike Lee foi escolhido para ser o presidente do júri.

Já o Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), que ocorre tradicionalmente no mês de setembro, já anunciou o desenvolvimento de alternativas virtuais ou de streaming para evitar o adiamento da edição deste ano. De acordo com a Variety, a equipe responsável pela premiação está comprometida em oferecer o evento em sua data original, mesmo que seja em outros formatos.


Apesar do adiamento e cancelamento dos demais festivais e eventos culturais em todo o mundo, o Festival de Veneza, também um dos mais importantes do cinema mundial, segue com sua data original marcada para acontecer entre os dias 2 a 12 de setembro. Entretanto, a 77º edição do evento já prevê um credenciamento reduzido e exibições com número limitados de críticos e convidados, devido à pandemia de novo COVID-19.

Fonte: folha.uol.com.br





3 comentários: