terça-feira, 12 de maio de 2020

Análise sobre a campanha de audiência no mês de abril


O blog CineMágica obteve um desempenho surpreendente no mês de abril, o que revelou o tradicional sucesso de temáticas que envolvam a arte do cinema. Acredito que, por estarmos enfrentando um isolamento social, grande parte das pessoas  passou a buscar mais notícias e sugestões de assuntos que elas gostam, até como forma de passatempo para essa quarentena.

A partir dos dados recolhidos pela plataforma do Google Analytics, observamos um total de 70 novos usuários e 150 visualizações da página. As sessões apresentaram duração média de 2 minutos e 14 segundos e a taxa de rejeição encerrou o mês com 40%. O compartilhamento e a divulgação orgânica do site ocorreu somente através do Whatsapp e Facebook. 

Acredito que a seleção do conteúdo para o blog foi a responsável por desenvolver um grupo de leitores mais fidelizados à página. Por exemplo, na publicação “Lançamentos da Netflix no mês de maio”, eu percebi que meus leitores gostavam de estar por dentro das novidades de streaming, ainda mais durante a quarentena. A matéria recebeu 8 comentários valiosos, que me ajudaram bastante a ter uma visão mais específica dos interesses do meu próprio público. Posteriormente, realizei duas postagens, baseadas em um conteúdo mais fresco e informativo, que acabaram se tornando as duas matérias com maior número de visualizações no blog:  “Maiores festivais de cinema do mundo promovem evento digital” e “Crítica a Outer Banks”, com 44 e 40 visualizações respectivamente.

A escolha por um layout mais colorido e, de certa forma, mais ilustrativo tem como objetivo a criação de um ambiente mais descontraído, apesar de trabalhar assuntos de grande relevância. A ideia sempre foi desenvolver uma plataforma agradável para servir de guia de curiosidades aos leitores. Um recurso crucial para deixar as matérias mais interessantes foi incorporação de vídeos e imagens, visto que ao mesmo tempo em que é capaz de atrair a atenção da audiência, ele também complementa o que está sendo dito na matéria. Foi uma excelente ferramenta para interagir mais com o público. De fato, houve um crescimento na média de engajamento com a utilização de elementos audiovisuais.

Durante a campanha de abril, o blog enfrentou problemas com a entrada de comentários e feedbacks nas postagens. Alguns dos leitores me alertaram sobre essa dificuldade, mas não foi possível resolver por completo. Por conta do ocorrido, acredito que a performance da página foi bastante comprometida.

Após uma análise mais a fundo, reconheço que o blog tem potencial para alcançar um desempenho mais efetivo. Percebi que faltou mais interatividade com os leitores e uma programação adequada para as postagens, de forma a aumentar a fidelização e o acompanhamento do blog. O mês de abril foi importante para se criar um panorama mais completo da audiência, que revelou um público predominantemente juvenil. 



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